Situação-problema
Navegue pelas setas para acompanhar a situação-problema a seguir.
-
Seu grupo de trabalho está encerrando o relatório com o diagnóstico preliminar em relação aos consumidores quando o grupo que trata de atores e concorrentes pede ajuda.
-
O problema do grupo é que eles optaram por analisar as condições competitivas montando uma Matriz característica – tendência – impacto (Matriz CTI). No entanto, frente às mudanças ocorridas, o grupo percebeu que, para construir uma análise mais sólida, seria conveniente que mais pessoas participassem da elaboração da Matriz CTI.
-
Seu grupo sabe que o setor bancário brasileiro é, tradicionalmente, composto de um número razoável de instituições que se diferenciam, significativamente, por seus portes, o que, por óbvio, cria uma disputa mais acirrada entre os maiores players.
-
A CAIXA é um dos grandes players de seu setor.
Ocorre que jornais do dia trazem algumas novas informações que precisam ser analisadas para a adequada construção da Matriz CTI.
-
Política de transferência mantém consumo elevado
“ Bancos ampliam operações pela internet. ”
-
Fusões bancárias
“ O segundo e o quarto maiores bancos privados brasileiros anunciaram o início do processo de fusão. O terceiro maior banco privado do País adquiriu um banco de porte médio e, aparentemente, está negociando a compra de outro com características semelhantes ao que já incorporou. ”
-
Guerra retira liquidez do mercado
“ A economia mundial, após anos de expansão, está passando por um período de estagnação, provocado, principalmente, pela eclosão de uma guerra no Oriente Médio, com duração imprevisível. Diante da redução da oferta de certas commodities relevantes e da instabilidade geopolítica, o sistema financeiro internacional perdeu liquidez. ”
-
Guerra retira liquidez do mercado
“ No contexto atual, diversos clientes bancários no Brasil modificaram seu posicionamento, deslocando aplicações de curto prazo para operações de prazos mais longos. Grandes poupadores vêm deslocando seus recursos ou para fundos de previdência ou para a aquisição de debêntures. ”