1.3.2 Parâmetros destinados às Unidades de Negócios
As Unidades de Negócios devem produzir informações no âmbito de seu negócio (incluindo os competidores, o mercado de atuação e os consumidores) que possam trazer alguma vantagem competitiva. Clique em cada âmbito estratégico para acessar as respectivas informações produzidas.
No âmbito estratégico referente ao mercado, as Unidades de Negócios devem produzir informações ligadas:
- ao desenvolvimento do mercado, reconhecendo tendências e oportunidades;
- às variáveis que refletem em seus mercados e que os influenciam negativa ou positivamente (nesse caso, as Unidades de Negócios devem não só identificar essas variáveis mas também acompanhá-las).
No âmbito estratégico referente aos concorrentes, as Unidades de Negócios devem produzir informações ligadas:
- aos principais produtos dos concorrentes, canais e outros mecanismos de oferta e promoção de vendas;
- às inovações e diferenciações de produtos e canais utilizados pelos concorrentes, assim como produtos substitutos.
No âmbito estratégico referente aos consumidores, as Unidades de Negócios devem produzir informações ligadas à identificação:
- das necessidades dos consumidores, de suas preferências e de seus hábitos;
- dos comportamentos de consumo que sejam relevantes ao negócio.
Neste âmbito, as Unidades de Negócios devem produzir informações referentes ao desempenho de produtos, acompanhando e levando em conta os itens: ciclo de vida do produto; viabilidade do negócio; evolução de contratos e carteira de clientes; regiões onde o produto é mais competitivo (melhores práticas desses locais); valores médios de contratação; margem de retorno; índice de inadimplência.