Situação-problema

Antes de iniciar o estudo desta unidade, vamos acompanhar a situação-problema a seguir, cujo objetivo é possibilitar que você relacione o conteúdo da unidade a um exemplo prático.

  • Objetivos

    Você foi convidado a participar de um grupo de trabalho cuja finalidade é examinar algumas condições do mercado bancário.

  • Objetivos

    O problema é que tanto o País quanto o mercado bancário passam por rápidas modificações, e diversas das informações já tratadas estão com sua validade comprometida.

  • Objetivos

    A situação se agrava porque a CAIXA, para sustentar sua visão de "Estar entre os três maiores bancos brasileiros até 2022, mantendo a liderança como agente de políticas públicas", fará uma revisão geral de seu Planejamento Estratégico para os próximos anos.

  • Objetivos

    Diante da necessidade de revisão de seu Planejamento Estratégico, o exame de seu grupo de trabalho é fundamental.

  • Objetivos

    Usualmente, a CAIXA produz informações para fins estratégicos sobre: mercado; consumidores; concorrentes e atores; e negócios.

  • Objetivos

    Pensando na produção de informações para fins estratégicos, a CAIXA criou quatro grupos distintos com a missão de elaborar, rapidamente, um diagnóstico preliminar sobre cada um dos temas citados.

  • Objetivos

    Seu grupo deve tratar dos consumidores e identificar a possibilidade de alguma vantagem estratégica decorrente de hábitos atuais ou tendências de comportamento dos consumidores.

  • Objetivos

    No dia da primeira reunião de seu grupo, os jornais trazem as seguintes manchetes...

  • Governo aumenta crédito para estimular consumo das famílias

    Objetivos

    “ ...agora em termos macroeconômicos, o Governo, alterando o comportamento dos anos recentes, estabelece uma política creditícia bastante ativa, visando a estimular o consumo das famílias, além de realizar relevantes políticas públicas de transferências de renda para a população mais carente. ”

  • Governo aumenta crédito para estimular consumo das famílias

    Objetivos

    “ Ministro afirma que há expectativa de que alguns bens duráveis fabricados no Brasil (como eletrodomésticos e automóveis) tenham demanda crescente na ordem de 11% no mercado internacional. ”

  • FECOMERCIO indica crescimento de vendas

    Objetivos

    “ Federação do Comércio estima que a demanda interna por bens e serviços destinados às famílias crescerá 17% nos próximos dois anos. ”

  • Petróleo mais caro em 2015

    Objetivos

    “ O banco Goldman Sachs projetou o piso para os preços do petróleo Brent em 90 dólares por barril no médio prazo. Tal projeção alertou as autoridades brasileiras, que estimam elevação do preço dos derivados de petróleo no mercado doméstico, já que o país não é autossuficiente na produção da commodity... ”

  • Investimentos no PAC crescem

    Objetivos

    “ Puxado pelo Programa Habitacional do Governo Federal, os investimentos no PAC cresceram 45% no 1º semestre do ano... ”

  • Objetivos

    Após analisar as manchetes, você e seu grupo se reuniram para analisar o impacto das notícias em seu trabalho.