Tipos de rede
Ponto a ponto

A rede em ponto-a-ponto (do inglês peer-to-peer ou P2P, como é representada), é uma estrutura de conexão exatamente com dois pontos ou dois nós: a origem e o destino.
É um grupo (no mínimo dois) de computadores conectados entre si, onde cada um faz tanto o papel de cliente como o de servidor. Permite o compartilhamento das informações (dados, imagens, vídeos e áudios), dos recursos e, também, de outros dispositivos (impressoras, unidades de discos, scanners etc.), de forma que todos os equipamentos tenham permissão de comunicação entre eles, na rede.
Esta estrutura ponto-a-ponto, quando muito simples, pode conectar apenas dois computadores, dispensando um dispositivo de centralização, como um switch ou um roteador, apenas conectando o ponto-origem em um computador e o ponto-destino em outro. Neste caso, as pontas do cabeamento devem apresentar padrões diferentes 568A x 568B (é necessário conhecer as normas de cabeamento 568).
Em contrapartida, se a estrutura ponto-a-ponto for a mais comum, isto é, de um computador para um centralizador (switch ou roteador), as pontas do cabeamento devem apresentar, obrigatoriamente, o mesmo padrão de crimpagem: 568A X 568A ou, então, 568B X 568B.