Na comunicação, o aspecto emocional é fundamental para um bom atendimento porque:
  • transmite confiança;
  • não cria falsas expectativas;
  • sabe escutar;
  • sabe aceitar e contornar objeções;
  • desenvolve empatia;
  • equilibra profissionalismo, cordialidade, respeito, educação e calma.


A tendência atual é associar a inteligência emocional ao conjunto de talentos do teleatendente, como, por exemplo:
  • autoconhecimento – capacidade de reconhecer os próprios sentimentos; ter consciência de si mesmo, conhecer a própria vida afetiva;
  • autogerência – capacidade de controlar os próprios impulsos e sentimentos aflitivos; ter controle das próprias decisões; ter serenidade em situações de estresse;
  • automotivação – capacidade de buscar a realização profissional por meio do trabalho de forma entusiástica e autônoma; manter o otimismo diante das frustrações e da derrota; ser persistente e tenaz.

Mahatma Gandhi tem uma mensagem positiva no que diz respeito à inteligência emocional. Vejamos:

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino.