|  | | | | Na comunicação, o aspecto emocional é fundamental para um bom atendimento porque: - não cria falsas expectativas;
- sabe aceitar e contornar objeções;
- equilibra profissionalismo, cordialidade, respeito, educação e calma.
A tendência atual é associar a inteligência emocional ao conjunto de talentos do teleatendente, como, por exemplo: - autoconhecimento – capacidade de reconhecer os próprios sentimentos; ter consciência de si mesmo, conhecer a própria vida afetiva;
- autogerência – capacidade de controlar os próprios impulsos e sentimentos aflitivos; ter controle das próprias decisões; ter serenidade em situações de estresse;
- automotivação – capacidade de buscar a realização profissional por meio do trabalho de forma entusiástica e autônoma; manter o otimismo diante das frustrações e da derrota; ser persistente e tenaz.
Mahatma Gandhi tem uma mensagem positiva no que diz respeito à inteligência emocional. Vejamos: Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino. | |  | | | | |