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Unidade 1

GRUPOS E EQUIPES

Leia o Módulo 3 Transformação de grupos em equipes da apostila Liderança de equipes.

Fique atento às abordagens teóricas, à resiliência nas organizações, à análise da demanda por equipe, ao significado do trabalho e ao papel das lideranças.

O líder, atualmente, deve estabelecer suas metas, atingir objetivos previamente discutidos com a equipe de trabalho, tomar decisões compartilhadas e, acima de tudo, atuar por meio de um gerenciamento participativo.

Para o desenvolvimento de um trabalho em equipe, é preciso, primeiramente, desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente, sendo necessário conhecer mais de perto o pessoal com quem se vai trabalhar.

Caso não haja afinidades entre as pessoas que vão desenvolver o trabalho juntas, as ações serão comprometidas, devido à falta de entrosamento e profissionalismo entre essas pessoas.

Dessa forma, o entendimento do que seja um grupo e uma equipe é de fundamental importância para o líder.

Os conceitos de grupo e equipe precisam ser compreendidos e trabalhados para que a transformação de um grupo em uma equipe possa acontecer.

Clique nos conceitos a seguir para ver a diferença comportamental entre eles.

GRUPO Esforço individual Responsabilidade por resultados individuais Objetivo de trabalho individual Unidades de trabalho dependentes
EQUIPE Esforço coletivo Responsabilidade compartilhada pelos resultados globais Objetivo de trabalho compartilhado Unidades de trabalho semiautônomase autônomas.
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