
O eixo da relação entre professores e estudantes não está no interesse por uma área do conhecimento apenas, mas na necessidade de buscar o entendimento e de fazer-se entender nos muitos momentos de interação. A troca de conhecimentos pré-existentes e a construção de novos configuram-se como um processo de comunicação contínuo.
No processo educativo, o que se busca é a criação de espaços e oportunidades para reflexões em torno dos saberes, representados por qualquer disciplina e em qualquer grau do ensino. O ensino, parafraseando Paulo Freire (2011), não está baseado na transferência de conhecimento, mas sim na oferta de situações que viabilizem a produção de conhecimento.
Considerando que a comunicação assíncrona não é simultânea e que a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e respondida mais tarde pelas outras, é preciso ter em mente que a sua eficácia depende da elaboração de textos claros, com marcas de interlocução, elementos motivadores e propostas de reflexão capazes de levar a aprendizagens significativas. É disso que trataremos neste objeto de aprendizagem.
Conheça as competências que você deverá desenvolver ao longo deste curso:
identificar os usos e as funções da escrita como elemento comunicativo;
reconhecer os processos de comunicação que ocorrem nas diferentes perspectivas de sala de aula, tanto da educação presencial quanto da educação a distância, e
analisar os fatores que influenciam a comunicação assíncrona em ambientes mediados ou não por tecnologias digitais.
Esta disciplina integra a Trilha de comunicação, que tem por objetivo levar você a conhecer diferentes estratégias de comunicação e a sua adequação à intenção comunicante em diferentes ambientes e contextos educacionais, com vistas a comunicar-se com eficiência e eficácia, promovendo a interação no processo de ensino-aprendizagem.
Eficácia comunicativa
Eixo voltado para a elaboração de estratégias comunicativas que promovam a interação eficaz entre docentes e discentes nos diferentes ambientes e contextos.