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COMUNICAÇÃO ASSÍNCRONA NAS SUAS DIMENSÕES ESCRITA E ORAL

O eixo da relação entre professores e estudantes não está no interesse por uma área do conhecimento apenas, mas na necessidade de buscar o entendimento e de fazer-se entender nos muitos momentos de interação. A troca de conhecimentos pré-existentes e a construção de novos configuram-se como um processo de comunicação contínuo.

No processo educativo, o que se busca é a criação de espaços e oportunidades para reflexões em torno dos saberes, representados por qualquer disciplina e em qualquer grau do ensino. O ensino, parafraseando Paulo Freire (2011), não está baseado na transferência de conhecimento, mas sim na oferta de situações que viabilizem a produção de conhecimento.

Considerando que a comunicação assíncrona não é simultânea e que a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e respondida mais tarde pelas outras, é preciso ter em mente que a sua eficácia depende da elaboração de textos claros, com marcas de interlocução, elementos motivadores e propostas de reflexão capazes de levar a aprendizagens significativas. É disso que trataremos neste objeto de aprendizagem.

Conheça as competências que você deverá desenvolver ao longo deste curso:

  • identificar os usos e as funções da escrita como elemento comunicativo;

  • reconhecer os processos de comunicação que ocorrem nas diferentes perspectivas de sala de aula, tanto da educação presencial quanto da educação a distância, e

  • analisar os fatores que influenciam a comunicação assíncrona em ambientes mediados ou não por tecnologias digitais.

Esta disciplina integra a Trilha de comunicação, que tem por objetivo levar você a conhecer diferentes estratégias de comunicação e a sua adequação à intenção comunicante em diferentes ambientes e contextos educacionais, com vistas a comunicar-se com eficiência e eficácia, promovendo a interação no processo de ensino-aprendizagem.

Eficácia comunicativa

Eixo voltado para a elaboração de estratégias comunicativas que promovam a interação eficaz entre docentes e discentes nos diferentes ambientes e contextos.

Bibliografia

A seguir, você pode acessar a bibliografia recomendada pelas professoras da disciplina.

Clique aqui para acessar a bibliografia recomendada e um breve resumo de cada obra.

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu

Formação acadêmica

  • Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Especialista em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Experiências profissionais

  • Coordenadora da equipe de Língua Portuguesa responsável pela elaboração de critérios para correção de produções textuais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

  • Membro do Conselho Consultivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Superintendente do Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti).

Prêmios e publicações

  • Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

  • Prêmio Medalha Marechal Trompowsky pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro.

  • Autora de diversas publicações e obras, entre elas Enem passo a passo: linguagens e códigos.

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Raquel Marques Villardi

Formação acadêmica

  • Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Especialista em Língua e Literatura Portuguesas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Licenciada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Bacharel em Música Popular Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Experiências profissionais

  • Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e do Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde, ambos da Uerj.

  • Sub-reitora de Graduação da Uerj.

  • Coordenadora executiva de Graduação da Fundação Getulio Vargas.

Prêmios e publicações

  • Prêmio Camões, do Instituto de Alta Cultura do Ministério da Educação (Portugal).

  • Prêmio Cientista do Nosso Estado (CNE), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por duas vezes.

  • Pesquisadora da Faperj, do CNPq e da Finep.

  • Autora de inúmeros livros e artigos científicos na área de formação humana, com ênfase nas relações entre cultura e tecnologia.

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Bibliografia

  • BATISTA, Rita de Cássia. Didáticas libertadoras: um novo olhar para a educação a distância. Paidei@ Revista Científica de Educação a Distância, v. 9, n. 16, jul. 2017.

    Publicada em revista científica de educação a distância de grande circulação, o artigo discute a necessidade das práticas pedagógicas inovadoras voltadas para o cenário da educação a distância, visando também ao público a que essa modalidade tem atingido. Há ênfase, sobretudo, no perfil libertador (Paulo Freire) tão necessário para a educação, seja na sua perspectiva mais tradicional, seja na sua modalidade a distância.

  • BRAGA, Adriana. McLuhan: entre conceitos e aforismos. Revista Alceu, v. 12 , n. 24 , p. 48-55, jan./jun. 2012.

    Texto de fácil acesso e curta extensão que visa à apresentação da perspectiva McLuhaniana como um aporte importante para que possamos compreender os fenômenos comunicacionais desta nova era de comunicação. Para tanto, retoma o grande visionário McLuhan, famoso comunicólogo canadense.

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

    Obra que discute, de forma intensa e sensível, a necessária coerência entre "o saber-fazer e o saber-ser pedagógico", a fim de que o leitor possa refletir sobre a dimensão social inerente à prática docente para a formação humana. Não se pode deixar de registrar a maestria da obra, marcada pela sensibilidade do autor. Leitura muito importante!

  • GERALDI, João Wanderley. O ensino e as diferentes instâncias de uso da linguagem. Em Aberto, ano 10, n. 52, Brasília, out./dez. 1991.

    Interessante artigo cujo objetivo é transpor diferentes instâncias de linguagem, desde a perspectiva de linguagem como poder, passando por uma crítica em relação aos diferentes conceitos de linguagem, até chegar à função fundamental da escola no que tange à linguagem, que é levar os estudantes a tomarem consciência dessas diferentes instâncias.

PAULO FREIRE

Nascido em 1921 e falecido em 1997, o pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire é considerado um dos pilares do pensamento pedagógico mundial. Reconhecido pelo seu trabalho de educação popular, em especial no que se refere à educação de adultos, trabalhou com a ideia de escolarização como espaço de formação da consciência política e da participação cidadã.

Fazendo uso de uma prática educativa dialética, em oposição ao que chamou de educação bancária, Paulo Freire elaborou uma concepção de educação de matriz marxista que se concretiza como prática da liberdade.