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MÓDULO – SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, REMUNERAÇÃO E LIDERANÇA
UNIDADE 2 – COMPETÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO

2.3 Eixos para melhoria do desempenho

Para buscarmos a melhoria contínua do desempenho, quatro eixos podem ser considerados. São eles:

O que o funcionário precisa incorporar como novos conhecimentos?

O que o funcionário precisa saber fazer melhor e que habilidades necessita?

O que o funcionário precisa rever em termos pessoais, como valores, crenças e atitudes?

O que o funcionário precisa desenvolver em termos de relacionamentos?


Fator subjetividade

Por mais que tentemos dar objetividade ao processo de avaliação, o fator subjetivo estará sempre presente.

Muitos funcionários queixam-se da subjetividade do processo, fazendo com que a avaliação acabe tornando-se mais um fator de desmotivação. No entanto, a explicitação dos critérios, a transparência e a troca de argumentações podem não eliminar a subjetividade do processo.

Na verdade, esses aspectos não deveriam mesmo tentar eliminar a subjetividade, dado seu complexo e rico caráter relacional-social.

A explicitação dos critérios, contudo, dá ao processo sua real dimensão de potencial de riqueza e melhoria mútua. Quando isso ocorre, a confiança pode-se estabelecer, e quando temos confiança na relação, os resultados são melhores!