2.1 Definição de seleção
Seleção é o processo que envolve a coleta e a busca de informações sobre os candidatos recrutados, de modo a escolher quais deles receberão ofertas de trabalho. Essa ideia parece muito óbvia e simples, mas esconde uma complexidade e um impasse fortíssimos.
Vejamos a definição de Spector para seleção.
Dois elementos importantes na seleção de funcionários devem ser considerados. O primeiro é o ‘critério’, ou seja, a definição do que deve ser um bom funcionário [...]. O segundo elemento é o ‘fator de previsão’, que é um aspecto relacionado ao ‘critério’ [...]. Definir se um determinado ‘fator de previsão’ está relacionado a um ‘critério’ exige um ‘estudo de validação’, ou seja, um estudo de pesquisa que prove a relação entre ‘fator’ e ‘critério’.
Sugestão de leitura
Clique no ícone para acessar sugestão de leitura sobre Definição de seleção.
Validade do processo de seleção
Ao pensarmos no processo de seleção estrategicamente, um pano de fundo técnico tem de ser considerado, levando-se em conta que a seleção é, basicamente, um processo de previsão.
A validade de uma técnica refere-se ao que ela avalia – e a até que ponto o faz – e pode ser classificada em três categorias. São elas:

- a validade de conteúdo, que analisa se o teste abrange uma amostra representativa da competência que está sendo mensurada;

- a validade de critério, que analisa a efetividade de um teste para predizer o comportamento de um indivíduo;

- a validade de conceito, que analisa se, de fato, um teste avalia aquilo que se propõe a avaliar.
Sugestão de leitura
Clique no ícone para acessar sugestão de leitura sobre Validade do processo de seleção.