*darwin Darwin

Cientista inglês que revolucionou o pensamento biológico no fim do século XIX. Darwin sempre comparava animais vivos com seus achados fósseis e com outras espécies.

O resultado final de suas pesquisas deu origem, em 1859, ao livro A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida. Nessa obra, Darwin tentou demonstrar que, além de os organismos produzirem sua prole ligeiramente diferente do que foram seus pais, existe um processo de seleção natural que favorece aqueles que melhor se adaptam ao ambiente.

*cirrose cirrose Doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea.

Fonte: Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo/cirrose/>. Acesso out. 2013.
disforia disforia Mudanças repentinas de ânimo envolvendo sentimentos de tristeza, angústia e depressão.
constipacao constipação Redução da atividade muscular do intestino.
benzodiazepinicos benzodiazepínicos Diazepam, Lorazepam e Cloxazolam são exemplos de benzodiazepínicos.
barbituricos barbitúricos Derivados do ácido barbitúrico, uma combinação do ácido malônico com a ureia.
*hipnoticos hipnóticos Drogas que induzem ao sono.
*sedativos sedativos Drogas que reduzem a ansiedade.
benzopireno benzopireno Hidrocarboneto polinuclear encontrado no alcatrão, na fumaça de cigarros e nos restos de combustão incompleta, que tem efeito cancerígeno.

Fonte: Disponível em: <http://aulete.uol.com.br/benzopireno#ixzz2j78gNuQD>. Acesso out. 2013.
*monoxido_de_carbono monóxido de Carbono O monóxido de Carbono é um gás derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel). As queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, também lançam na atmosfera milhões de toneladas de monóxido de carbono.

Fonte: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monoxido_de_carbono.htm/>. Acesso out. 2013.
metilfenidato metilfenidato Medicamento psicoestimulante aprovado para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Fonte: Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/sngpc/boletins/2012/boletim_sngpc_2_2012_corrigido_2.pdf />. Acesso out. 2013.
*anfetamina anfetamina A anfetamina é uma droga sintética de efeito estimulante da atividade mental.

Fonte: Disponível em: <http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11285&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/Anfetaminas/>. Acesso out. 2013.
metanfetamina metanfetamina Substância relacionada quimicamente com as anfetaminas e é um estimulante que afeta dramaticamente o sistema nervoso central.

Fonte: Disponível em: <http://www.testededrogas.com.br/asdrogas.php?droga=metanfetaminas/>. Acesso out. 2013.
*glaucoma glaucoma Aumento da pressão intraocular.
anti_hemetico anti-hemético Remédio contra náuseas e enjoos.
*aplopexia aplopexia Afecção dos centros nervosos que se manifesta pela perda súbita das sensações e dos movimentos.
*coreia_de_huntington Coreia de Huntington Distúrbio neurológico caracterizado por movimentos corporais anormais e falta de coordenação, afetando também a personalidade.