Esse conteúdo foi desenvolvido para ser melhor visualizado em navegadores modernos.
Para um melhor aproveitamento, por favor atualize o seu navegador ou utilize o Chrome, Firefox ou Edge atualizado.
Esse conteúdo foi desenvolvido para ser melhor visualizado em navegadores modernos.
Para um melhor aproveitamento, por favor atualize o seu navegador ou utilize o Chrome, Firefox ou Edge atualizado.
Esta disciplina apresenta os fundamentos e as principais questões inerentes ao desenvolvimento das incorporações imobiliárias. A incorporação imobiliária é regulamentada sob diversas leis, e a estruturação do negócio pretendido é norteada por uma consistente análise da viabilidade econômica e financeira, segundo diversas premissas e diversos cenários praticados no mercado imobiliário brasileiro.
Os dados do mercado imobiliário para a precificação têm origem nas características e nos atributos do imóvel novo, por se constituírem no mercado compatível com os estudos de viabilidade de novos produtos.
Portanto, os conteúdos abordados nesta disciplina são importantes para todos os atores envolvidos em um negócio imobiliário, desde o investidor ou incorporador, aquele que analisa a compra de um ativo e promove uma incorporação, conhecendo as demandas de cada público-alvo, até o corretor, que trabalha na intermediação para venda do produto imobiliário resultante do parcelamento da área original, incluindo, naturalmente, profissionais de diversas áreas afins, como, por exemplo, especialista em crédito, em marketing e vendas, em direito imobiliário, arquiteto, construtor e gestor de obras, fornecedor de materiais e equipamentos, enfim, toda uma cadeia produtiva e sistêmica do setor, extremamente representativa na economia do país.
Ao longo desta disciplina, você deverá desenvolver as competências de:
compreender os fundamentos básicos do desenvolvimento imobiliário: a importância dos ativos, como matéria-prima, o seu impacto nos estudos de viabilidade, as características de cada ativo e as formas de negociação e aquisição, procedimentos e permuta;
fundamentar-se na inteligência de mercado para comprar ativos mediante avaliação mercadológica, técnica legal e construtiva;
desenvolver estudos de viabilidade de projetos imobiliários estruturados por um fluxo de caixa, ponderando áreas, custos diversos, tabelas de venda, VGV, etc., segundo premissas e estratégias elaboradas em cada cenário;
analisar projetos de negócios imobiliários, tanto no nível estático (viés contábil) como no dinâmico (viés financeiro), por meio da utilização plena de uma ferramenta de análise especializada, montada com planilhas eletrônicas abertas (MS/Excel);
identificar variáveis que impactam os resultados, mediante a análise de sensibilidade, e
tomar decisões sobre a realização de negócios imobiliários, com base na avaliação de indicadores econômicos e financeiros, obtidos de diversos cenários e premissas do estudo de viabilidade de projetos imobiliários urbanos.
Nesta videoaula, observe as principais características e a estrutura da disciplina.
A seguir, você pode acessar a apostila da disciplina Viabilidade de Empreendimentos e Incorporações Imobiliárias.
A seguir, você pode acessar a bibliografia recomendada pelos professores da disciplina.
Engenheiro Civil.
Especialista em Edifícios Sustentáveis/Projeto e Performance.
Especialista em Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira de Empreendimentos Imobiliários.
Analista e consultor na criação de produtos e na elaboração de estudos de viabilidade.
Coordenador e docente dos cursos de atualização, especialização e treinamento abertos na ADEMI RJ, ADEMI ES, SINDUSCON RJ.
Docente nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas – FGV.
Coautor dos livros: Estruturação imobiliária aplicada, da Editora Renovar, 1ª edição, e GUIA ADEMI RJ – Manual do comprador de imóveis, produzido e editado pela ADEMI-RJ.
Engenheiro Civil.
Mestre em Sistemas de Gestão.
Coordenador acadêmico executivo do MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, pela Fundação Getulio Vargas.
Docente dos cursos da FGV desde 2001, ministrando disciplinas como Jogos de Negócios e Projeto Integrado de Negócios.
É sócio-diretor da SEICOR Projetos e Obras Ltda., empresa especializada na coordenação e no desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.721: avaliação de custos unitários e preparo de orçamento de construção para incorporação de edifício em condomínio. Rio de Janeiro, 2006.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14.653-1:2019 - avaliação de bens/procedimentos gerais/imóveis urbanos/empreendimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
FAVERO, Luiz Paulo Lopes. Precificação e comercialização hedônica – uma aplicação ao mercado imobiliário. São Paulo: Editora Saint Paul, 2006.
GOLDMAN, Pedrinho. Viabilidade de empreendimentos imobiliários – modelagem técnica, orçamento e riscos de incorporação. São Paulo: Pini, 2015.
LAPPONI, Juan Carlos. Avaliação de projetos de investimento – modelos em Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda., 1996.
LIMA JUNIOR, João da Rocha; MONETTI, Eliane; ALENCAR, Claudio Tavares. Real estate – modelagem e investimentos em empreendimentos imobiliários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PAGLIARO, Gonçalves Marcio; PORTAS, Carmen Badenes; BERNARDES, Maury Rouède. Estruturação imobiliária aplicada. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.
RAMOS NETO Ageu da Costa. Incorporação imobiliária – roteiro para avaliação de projetos. Brasília: Lettera, 2002.
SOUZA, Genival E. de. Mercado imobiliário – fatores que influenciam a decisão de compra do imóvel. São Paulo: Editora Scortecci, 2012.
VARGAS, Heliana Comin; ARAUJO, Cristina Pereira de. Arquitetura e mercado imobiliário. São Paulo: Editora Manole, 2014.