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Unidade 2
Existem muitas ferramentas de gerenciamento da qualidade, como, por exemplo, brainstorming e brainwriting. Clique em cada uma delas para conhecê-las.
O brainstorming – ou, em português, tempestade de ideias – é um processo destinado à geração de ideias ou sugestões criativas, possibilitando ultrapassar os limites e os paradigmas dos membros da equipe, e pode ser feito de duas formas:
estruturado – todas as pessoas do grupo devem dar uma ideia a cada rodada ou passar a sua vez e
não estruturado – os membros do grupo simplesmente dão as ideias conforme surgirem nas suas mentes (risco de dominação).
O brainstorming deve ser utilizado em situações como, por exemplo:
desenvolvimento de novos produtos: identificação das características do produto;
implantação do sistema da qualidade:
listagem das atividades a serem desenvolvidas pela equipe no processo de implantação;
identificação das resistências à mudança na organização;
solução de problemas:
listagem das causas prováveis;
listagem das possíveis soluções.
Clique aqui para conhecer os procedimentos para a realização de um brainstorming.
O brainwriting é uma forma não verbal do brainstorming. Os membros da equipe escrevem as suas ideias em folhas, trocam os papeis e escrevem mais ideias.
As reuniões estão no topo da lista das tarefas que mais desperdiçam tempo no trabalho, e isso ocorre por serem, muitas vezes, mal preparadas e conduzidas.
Quando desejamos realizar uma reunião de brainstorming, esse cuidado deve ser ainda maior.
O vídeo a seguir satiriza uma reunião ineficaz e que nos leva à reflexão sobre a efetividade dessa ferramenta.
Vamos ouvir um podcast em que o professor Frederico Steiner Costa nos fala sobre como podemos aproveitar algumas dicas para realizar reuniões realmente produtivas.
Para finalizar esta unidade, leia o tópico Outras ferramentas do Capítulo 3 do e-book Gestão da qualidade e processos.
As regras básicas para a realização de um brainstormming incluem:
nunca criticar ideias;
nunca elogiar uma ideia;
escrever todas as ideias em um quadro ou flip-chart – a exposição das ideias a todos, ao mesmo tempo, evita mal entendimentos e serve de estímulo para novas sugestões;
escrever as palavras dos participantes;
não interpretar;
definir uma duração de 5 a 15 minutos e
não conceder tratamento especial a nenhum membro da equipe.
Para fazer um brainstormming, os seguintes passos devem ser seguidos:
defina o problema: a equipe deve definir o problema claramente a ser discutido, não havendo dúvida de interpretação;
organize o brainstorming:
tempo de aproximadamente 10 minutos;
equipe de 5 a 12 pessoas e
forma de aplicação: estruturado ou não estruturado;
realize o brainstorming:
coloque as pessoas no clima necessário para gerar ideias criativas e sintonizadas com os objetivos estabelecidos;
revise as regras básicas e
registre as ideias em um quadro;
analise os resultados:
analise as ideias registradas em conjunto com os membros da equipe e
peça esclarecimentos, quando necessário, e identifique as ideias mais adequadas aos objetivos.