Vantagens da Programação Orientada a Objetos (POO)
Vamos conhecer as principais vantagens da POO?
Clique em cada uma das funções a seguir para conhecê-las.
Unificação de dados e processos
Os dados são identificados por meio dos atributos das classes. Já os processos são identificados pelos métodos. A interação entre os objetos é definida pelo relacionamento entre os objetos e suas classes.
Com isso, nesse modelo de programação, existe total coerência entre dados e processos do mundo real, e atributos e métodos do mundo da programação.
Consistência entre análise e desenvolvimento
A análise tradicional busca mapear, isoladamente, as estruturas de dados e os processos que tratam e alteram tais dados. Normalmente, isso é feito com ferramentas como o Modelo de Entidades e Relacionamento (MER ou ER) e o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD).
A análise tradicional é um tipo de modelagem exclusivamente conceitual. Não existe relação direta entre as entidades conceituais e as entidades físicas a serem implementadas. Com isso, é praticamente impossível identificar o processo de DFD que está sendo implementado em um programa qualquer – a não ser que isso esteja claramente indicado.
Na POO, isso já está implícito. As classes, os objetos e seus relacionamentos definidos são exatamente os mesmos que serão implementados.
Reutilização do código já implementado
Uma vez que já temos os métodos e os atributos declarados e funcionando, podemos criar novas classes que herdem essas funcionalidades. Em outras palavras, podemos atribuir novas funções a partir das funções já existentes, sem precisar modificar nada do que já está pronto – herança, polimorfismo e associação.
Também podemos utilizar bibliotecas já desenvolvidas e adicioná-las em nosso sistema. Com isso, reduzimos o custo de desenvolvimento de um novo sistema consideravelmente.
Multidesenvolvimento
Os desenvolvedores podem programar partes do sistema a ser desenvolvido simultaneamente. Isso pode ser feito a partir de um conjunto de bibliotecas disponíveis de comum acordo. Cada uma dessas partes será acrescida ao projeto final do sistema.
A especificação de uso pode ser codificada por cada desenvolvedor separadamente. No entanto, é preciso utilizar os mesmos objetos e classes já definidos e desenvolvidos anteriormente, de comum acordo. O desenvolvedor apenas necessita conhecer as classes e os objetos desenvolvidos pelo outro desenvolvedor, bem como familiarizar-se com eles, a fim de utilizá-los em seus processos.
Facilidade de manutenção
Quando necessitamos modificar ou corrigir uma classe, estamos dizendo que é possível identificar qual classe está com problemas em seus métodos e atributos. Isso também indica que podemos criar novas classes, métodos, atributos e relacionamentos facilmente, para atender as novas demandas do sistema.
Tal possibilidade permite que novos códigos de programação sejam acrescidos ou excluídos com igual facilidade. Da mesma forma, não teremos códigos sem função dentro do sistema.