História da Mobilidade
Vamos saber mais sobre os principais sistemas operacionais?










Clique nos sistemas operacionais para conhecê-los.
A Ericsson, a Motorola e a Nokia uniram-se para criar o Symbian, sistema operacional adaptado de tecnologias para PDAs que chegou ao mercado em 2001, incorporado a alguns telefones dessas empresas.
O Symbian cumpriu seu papel à época, mas ficou obsoleto em menos de uma década, frente aos novos conceitos de sistemas operacionais.



Em 2002, uma empresa canadense de nome RIM (Research in Motion Limited), lançou seu primeiro smartphone, o BlackBerry. Apesar de, em sua primeira versão, o BlackBerry ser um equipamento grandalhão e pouco charmoso, reconhecido de longe por sua cor azul, ele se tornou um padrão global para uso executivo rapidamente.
Com funcionalidades que agradavam em cheio as organizações e conferiam mobilidade aos executivos, o Blackberry dominou o mercado por anos, até o dia em que concorrentes à altura apareceram no horizonte.
Saiba mais

Em 2007, a Apple lançou o iPhone, que era considerado por muitos apenas uma versão conectada do iPod. Ainda restrito a algumas operadoras americanas, como a AT&T, não se podia imaginar, na época de seu lançamento, o sucesso que esse dispositivo faria.
O sistema operacional iPhone OS, que, mais tarde, passou a se chamar iOS, aliado a um hardware compacto e de alta qualidade, elevou o iPhone a símbolo de status e tornou-o objeto de desejo, fator muito sabiamente trabalhado pelo marketing da Apple.
Não demorou muito para que o iPhone começasse a “roubar” adeptos do BlackBerry dentro das corporações, tornando-se o novo “queridinho” dos executivos.

A Microsoft havia desenvolvido o Windows Mobile a partir do Pocket PC, que, como vimos, foi uma evolução do Windows CE. A primeira versão do Windows Mobile, chamada Ozone, foi lançada em junho de 2003 e, a partir dessa versão, diversas outras versões já foram lançadas até hoje.
Por conta da competição de mercado, a Microsoft buscou parceiros, como a Nokia, para a fabricação de equipamentos que entregassem seu sistema Windows Phone.
No entanto, mesmo com a aquisição da Nokia para produção de equipamentos do Windows Mobile (hoje Windows Phone), a Microsoft não obteve uma boa participação de mercado com seu sistema operacional móvel, como veremos mais adiante no tópico sobre mercado.
Saiba mais


A Google lançou, comercialmente, o sistema operacional Android em setembro de 2008, com o objetivo de oferecer ao mercado smartphones com grande variedade de recursos e com um custo mais baixo, já que a promessa era ter um sistema operacional sem custo, reduzindo o preço final dos aparelhos.
O Android foi logo adotado por grandes fabricantes, entre eles as coreanas Samsung e LG, a japonesa Sony e a americana Motorola, cuja divisão de equipamentos móveis pertenceu ao Google entre 2011 e 2014.
A utilização pelos grandes fabricantes, o custo baixo e a relativa facilidade de uso colocaram, rapidamente, o Android à frente dos outros sistemas. Essas particularidades também incentivaram a realização de melhorias constantes tanto na sofisticação dos dispositivos, quanto nas características e funcionalidades do próprio sistema operacional.
Saiba mais




