Benefícios da Virtualização
Até agora, já vimos algumas vantagens da virtualização, mas as máquinas virtuais podem oferecer outros benefícios. Sabe quais são? Vamos conhecer os principais:

Clique nos benefícios, para conhecê-los.
Melhor aproveitamento da infraestrutura existente
Melhor aproveitamento da capacidade de processamento quando se executam vários serviços em um conjunto de máquinas ou servidores.
Menor parque de máquinas
Com o melhor aproveitamento dos recursos já existentes, automaticamente a necessidade de compra de novos equipamentos diminui.
Resultados: economia de gastos com instalação, bem como com espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de energia, entre outros benefícios.
Gerenciamento centralizado
Dependendo da solução de virtualização utilizada, torna-se mais fácil monitorar os serviços em execução, já que é possível centralizar esse gerenciamento.
Implementação rápida
A implementação de uma aplicação torna-se mais rápida com a virtualização, visto que a infraestrutura já está instalada.
Aproveitamento de sistemas legados
Por mais que as atualizações sejam muito rápidas e frequentes nesta área, pode haver a necessidade de se manter um sistema antigo quanto, por ventura, ele ainda for essencial para as atividades da empresa. Isso é feito, de forma muito simples, por meio da utilização de uma máquina virtual compatível com o ambiente desse sistema.
Segurança e confiabilidade
Como cada máquina virtual funciona de maneira independente das outras, um problema que surge em uma delas – como uma vulnerabilidade de segurança – não afeta as demais.
Migração e ampliação facilitada
As mudanças em infraestrutura, que são tão complicadas de forma física, podem ser realizadas, facilmente, por meio da virtualização. Essa facilidade se deve ao fato de a virtualização permitir a realização de alterações ou até mesmo a ampliação de infraestruturas de forma rápida e descomplicada.
Diversidade de plataformas
A diversidade de plataformas é possível visto que podemos fazer testes de desempenho em cada uma delas e, dessa forma, optar pela mais adequada.
Ambiente de testes
É possível criarmos um ambiente de teste, ou seja, podemos avaliar um novo sistema ou uma atualização antes de implementá-la. Esse método contribui para diminuir os riscos relacionados a esse tipo de procedimento.