Formatação
Com certeza, você já ouviu falar em formatação de disco! Sabe para que ela é feita?
A formatação de um disco é realizada para que o sistema operacional consiga gravar e ler dados nele. Com isso, é possível criar estruturas que permitem gravar os dados de maneira organizada e recuperar as informações posteriormente.
Existem dois tipos de formatação. Clique em cada um deles, a seguir, para obter mais informações.
Clique nas abas.
A formatação física é feita na fábrica, ao final do processo de fabricação. Ela consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores e cilindros, além de isolar os bad blocks.
As marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo que a cabeça de leitura saiba em que parte do disco está e onde deve gravar dados.
A formatação física é feita apenas uma vez e não pode ser desfeita por software algum.
A formatação lógica acontece quando o disco precisa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional. Isso não altera a estrutura física do disco rígido. Desse modo, a formatação lógica pode ser desfeita e refeita quantas vezes forem necessárias.
Os dados são apagados a cada formatação, deixando o disco livre para informações. Isso quer dizer que as informações se perderão se você formatar o disco rígido sem copiar os dados (backup) para outro lugar.
