Reconhecimento dos Tipos de HD
Você já percebeu como a informática evolui em uma velocidade incrível? Por conta disso, precisamos estar sempre atentos às mudanças. Clique nas imagens abaixo para conhecer os tipos diferentes de HD existentes e seus cabos de transmissão.
HD IDE ou PATA
HD IDE ou PATA é o disco mais antigo do mercado, por isso é grande e pesado.
O HD IDE utiliza um cabo maior para a transmissão de dados, conhecido como flat cable. Esse tipo de cabo tem 40 ou 80 vias. Já os cabos de energia possuem quatro pinos e estão presentes na maioria das fontes padrão.


HD SATA
O padrão de HD mais atual e utilizado é o SATA. É bem simples reconhecer esse HD porque ele utiliza um cabo de oito vias bem fino.
Já existem os discos SATA 2, que são a segunda versão desses HDs. No entanto, os SATA e SATA 2 têm a mesma aparência.
Vejamos, a seguir, um exemplo de HD SATA e de cabos que ele utiliza: cabo de dados e cabo de energia.



SSD
O SSD é um novo tipo de disco para armazenamento.
Algumas de suas características incluem o fato de ele ser compacto, ultrafino e leve. Além disso, é super simples e não tem partes eletrônicas visíveis.
O SSD opera com muito mais velocidade, tanto na gravação como na leitura dos dados.
O cabo do SSD é o mesmo utilizado em HDs SATA, já que ele tem o mesmo padrão de transferência.
O SSD traz inovações fantásticas ao usuário e uma tecnologia impressionante.

A placa de circuito impresso é a responsável por conectar todos os chips de memória e os demais setores do disco. O SSD trabalha de maneira muito semelhante ao pen drive, e ambos têm memória quase idêntica.
Os chips de memória possuem células que podem ser escritas e lidas. Esse processo de leitura e escrita é comandado por outros setores do disco.