Dispositivos de Hardware: Desktop
Vamos conhecer melhor os dispositivos de hardware mais comuns em um computador do tipo desktop. Os desktops podem ter aparências um pouco diferentes, mas a maioria de suas peças não tem grande variação.

1. Monitor
O monitor é um dispositivo que mostra as informações de forma visual.
Assim como na tela de uma televisão, na tela de um computador, você pode ver imagens paradas ou em movimento.
Hoje em dia, existem alguns tipos básicos de monitores:
- LCD
- LCD LED
- LCD Full HD.
2. Modem
A palavra modem é a união das palavras MOdulador e DEModulador. Nesse sentido, o modem é usado para realizar modulação e demodulação de um sinal digital para um analógico e de um sinal analógico para um digital.
Utilizamos o modem para conectar o computador à internet. Sua função é enviar e receber informações do computador por meio da linha telefônica ou do cabo de alta velocidade.
3. Unidade de sistema
A unidade de sistema é o núcleo do sistema de um computador.
Normalmente, é nela que estão os componentes eletrônicos que processam as informações.
Um dos componentes mais importantes é a CPU, cujos elementos estão localizados em um chip denominado processador ou microprocessador. A CPU é o cérebro do computador.
Você verá mais detalhes sobre a CPU mais adiante.
4. Mouse
O mouse é um dispositivo de entrada usado para selecionar itens na tela do computador.
Assim como outros dispositivos, o mouse é conectado à unidade de sistema por um cabo (ps2 ou USB) ou sem fio, utilizando os dongles (pequenos transceptores USB) conectados em alguma porta USB para transmissão das funcionalidades por Wi-Fi ou ainda por tecnologia bluetooth (sem cabo e sem dongles).
5. Caixa de som e
alto-falantes
As caixas de som e alto-falantes são dispositivos usados para reproduzir o som do computador. Eles podem vir:
- Embutidos na unidade de sistema
- Embutidos nos monitores
- Conectados, separadamente, com cabos.
6. Impressora
A impressora é o dispositivo que transfere dados do computador para o papel. Ela permite imprimir e-mails, cartões, convites, fotos, anúncios e diversos outros conteúdos.
7. Teclado
Como um dispositivo de entrada, o teclado tem a função não apenas de inserir dados no computador, por meio do processo de digitação, mas também de auxiliar no processamento, por meio de teclas específicas de funções, atalhos, subcomandos, direcionamentos, posicionamentos etc.
8. Microfone
Como um dispositivo de entrada, o microfone tem a função de permitir a gravação de voz em narrações ou permitir a participação do usuário em chats, videoconferências etc.
9. Webcam
Como um dispositivo de entrada, a webcam possibilita a captura de imagens e sua transferência para um computador.