Atenção!

Seu navegador não é compatível com este curso. Instale um dos navegadores a seguir:

FUNDAMENTOS DE TI: HARDWARE E SOFTWARE

Tipos de Corrente Elétrica

Existem dois tipos de corrente. Clique em cada um deles, a seguir, para conhecê-los.

Se a diferença de potencial (ddp) variar com o tempo, o fluxo de cargas elétricas mudará de acordo com a variação na tensão.

Quando a variação da tensão se alterna entre valores positivos e negativos, a corrente elétrica gerada é uma CORRENTE ALTERNADA. Por exemplo, a corrente recebida nas residências (rede pública) sofre inversões constantemente.

Como vimos, as cargas elétricas podem entrar em movimento. Para que isso aconteça, as correntes precisam fazer parte de um meio material que seja condutor. Em geral, os condutores não são perfeitos, pois possuem um pouco de resistividade. Dessa forma, quando uma tensão é aplicada, as cargas elétricas atingem uma velocidade constante ao longo do material condutor.

O movimento das cargas elétricas ao longo do material condutor é chamado de CORRENTE ALTERNADA CONTÍNUA (CC) ou DC (Direct Current). Como exemplo, podemos citar as correntes elétricas geradas por pilhas, baterias, células solares, fontes de alimentação, aparelhos eletrônicos, computadores, modems e hubs. Elas percorrem o fio condutor em um mesmo sentido, mas apresentam sempre dois polos distintos, um polo positivo e um polo negativo. Veja a característica de uma corrente contínua:

Saiba mais